sábado, 18 de outubro de 2014

RESGATE DE ALUNO

Quando fazia o meu estágio da faculdade na Escola Estadual Profª. Fátima Gaiotto Sampaio conheci um aluno chamado Davi do 3ª. ano que não socializava com os demais colegas da sala. Aos poucos fui conquistando a confiança do aluno e chamei ele para participar da minha roda de leitura que fazia na biblioteca da escola com os alunos que tinham dificuldades na leitura. Sempre querendo saber mais a respeito do aluno, descobri por acaso o endereço de sua casa em um bairro da cidade. Passei toda a tarde em sua casa, brincando com bolas de gude ( burca) na rua. Foi uma tarde incrivel!





TRABALHO APRESENTADO A REUNIÃO DE PAIS (3ª. BIMESTRE)



RECICLAR O LIXO

Ensinar as crianças desde cedo a separar o lixo de casa de maneira correta é uma forma de conscientizar a não agredir o meio ambiente porque tudo o que produzimos dá para ser reciclado e reaproveitado. Grande parte dos materiais descartados levam muito tempo para se decompor no solo. As pessoas jogam fora muitos eletrodomésticos que trocados facilmente por modelos de última geração com tecnologia mais avançada. Os materiais reciclaveis devem ser separados em: papéis, plásticos, vidros e metais. já o lixo organico pode ser usado para fazer compostagem de adubo organico sem o uso de agrotóxico que não agride o meio ambiente. Como disse anteriormente, você pode dar novas caras ao lixo reciclado como, por exemplo, fazer obras de arte com latas de cerveja, reutizar o verso do papel em branco impresso, doar livros escolares e enviar pilhas, baterias e eletrodomesticos para empresas especificas que fazem coleta de lixo eletronico.



TRAVA LÍNGUAS



MEDICINA POPULAR

A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles.
Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito,pois muitas vezes a pessoa não esta com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa).
Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente,são as Plantas Medicinais,as Rezas e Simpatias.Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.






TRABALHO: ROMERO BRITTO


sábado, 4 de outubro de 2014

LEITURA NA ÁROVRE

 
Leitura na árvore feita na Escola Municipal Usina do Mimoso Polo Extensão: Aurora II. Os alunos ficaram encantados quando  viram a árvore toda montada na escola e queriam saber  afinal para que era, sendo que eles não tinham o conhecimento deste tipo de leitura. A cada leitura, uma nova descoberta, assim, despertando o interesse nos alunos pela leitura. Outro fato que o professor percebeu, também, é que os alunos não tem muito hábito de leitura.Fiquei um pequeno final de semana na Escola Municipal Usina do Mimoso Polo - Extensão Aurora II preparando a leitura na árvore para os meus alunos. Quando eles chegaram na segunda-feira eles encontraram a escola de um jeito diferente e vieram até mim perguntar porque os livros estavam pendurados na árvore. Expliquei para os meus alunos que neste dia iria fazer leitura na árvore com eles  fazendo referência na Flip que acontece todo ano no Rio de Janeiro. Os alunos ficaram encantados porque nunca tinham visto este tipo de leitura, mas, não apenas eles. Enquanto eu preparava a árvore no final de semana o pessoal da fazenda ficou muito curioso para saber o porque dos livros pendurados na árvore. No dia que montei estava ventando muito e para não arrancar as páginas dos livros tive que empacotá-los.
 
 

TRABALHO SOBRE PROVÉRBIOS


Trabalho sobre provérbios feitos pelos alunos da escola rural extensão Aurora II fazendo uma interdisciplinariedade entre as disciplinas de artes e língua portuguesa. Como os alunos nunca tinham aprendido a fazer babados na cartolina com papel crepom, passei a ensinar a faze-los e gostaram muito. Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.


EXPERIÊNCIA: AQUECIMENTO GLOBAL


Experiências feitas em sala de aula para mostrar para os alunos como funciona o aquecimento global. Com um copo de plástico ou de vidro coloca um pouco de água e um pedra de gelo e logo depois observa  o cubo de gelo derretendo dentro do copo. Quando o gelo derrete todo o nível da água do copo aumenta. Se fizermos uma comparação com o nível do mar, ele aumentou. O perigo não esta no iceberg que esta derretendo em baixo da água e sim no que esta derretendo acima da água do mar.


OBRA DE ARTES ATRAVÉS DO LIXO

Pedi para os meus alunos fazerem uma obra de arte utilizando material reciclado fazendo uma interdisciplinariedade entre as disciplinas de Arte de Prática Agropecuária. Quando vi seus trabalhos fiquei muito surpreso porque os alunos deram o máximo de si nos seus trabalhos.Trabalhos experimentais da aula programada de sexta feira feitos na Municipal Usina do Mimoso Polo na aula de Prática Agropecuária com o conteúdo lixo reciclável .


MAQUETE: A IMPORTANCIA DOS JOGOS EM LINGUA INGLESA

Quando eu fazia o curso de  Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS a professora Mônica de literatura inglesa passou um trabalho para os seus alunos fazerem sobre a importancia dos jogos em língua inglesa. Então, tive a brilhante ideia de criar um jogo com tabuleiros em que o jogador vai avançando as casas quando acerta as perguntas feitas pelo jogo. Caso o jogador erre a pergunta volta algumas casas anteriores. Sem dúvida, as perguntas eram feitas em inglês para o jogador (a). Portanto, a minha maquete fez o maior sucesso na faculdade com os meus amigos e professores.

MAQUETE: AQUECIMENTO GLOBAL E CHUVA ÁCIDA


Ensinei os meus alunos da escola rural Usina do Mimoso Polo - Extensão Potreirinho a confeccionar maquetes em sala de aula. A primeira impressão que ficou é que eles gostaram muito de fazer a maquete. Sob minha orientação na parte de baixo fizemos a água do mar devastando a cidade fazendo uma referência  ao filme "2012" sobre o aquecimento global e na parte de cima colamos algodão e tingimos de cinza para fazer a chuva ácida.  


ALUNO COM DIFICULDADE DE DICÇÃO

O aluno João tinha muitas dificuldades em leitura porque ele possuia um problema de dicção na fala. Para solucionar este problema de dicção em sua fala uma professora minha da faculdade me orientou a pegar um lapis ou uma caneta e colocar entre os dentes do aluno para forçar a pronunciar as palavras corretamente. Esta técnica deu super certo e aos poucos o aluno foi  melhorando o seu desempenho na leitura. Este aluno era um aluno de fazenda que estudava na escola da cidade.


TRABALHO: CATA-VENTO


Abordando o conteúdo sobre Energia Eólica na disciplina de Prática Agropecuária com os alunos do 9ª. ano. Segundo a Revista Veja (2010) afirma que " por serem uma fonte de energia limpa e inesgotável, as usinas eólicas constituem a modalidade de energia renovável que mais cresce no mundo. O problema ainda é o preço, alto em decorrência com gastos em instalação, embora o custo operacional seja barato.[...] O Brasil entrou no jogo com vinte anos de atraso em relação a outros países. [...]  A principal delas é a complementaridade do regime de ventos com o de chuvas, especialmente no Nordeste, onde estão localizadas as maiores jazidas de ventos do país." Queria mostrar para os alunos que a energia eólica produzida pelo vento não agredi o meio ambiente tanto porque a única poluição gerada por ela é a poluição sonora.


PROJETO: ATLETISMO NA ESCOLA

Foi desenvolvido no ano passado o Projeto Atletismo na Escola em todas as escolas rurais do município de http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribas_do_Rio_Pardo em que os alunos oriundo do campo tiveram o enorme prazer de participar. Os alunos aprenderam algumas modalidades do esporte como o salto a distância e corrida. Tive que improvisar no chão a caixa de areia do salto no meio de um grande banco de areia que havia próximo a escola para os alunos saltarem.

TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO

Trabalho de língua portuguesa sobre os Termos Integrantes da Oração feitos pelos alunos do 8ª. ano para sanar as suas dificuldades com base nas videos aulas do professor Fábio Alves que esta ajudando muito. O objeto direto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto. vejam o exemplo: Comprei um carro. Podemos observar na frase que o verbo comprar é um verbo transitivo direto porque quem compra com algo ou alguma coisa. Desse modo quando a frase for objeto direto devemos perguntar para a frase O QUE e não  vem acompanhada de preposição. Já o Objeto indireto vem acompanhado de preposição, veja o exemplo a seguir,  " Gostei do filme". nesta frase podemos perceber a preposição "do" que forma da união de + o = do. O complemento nominal completa o sentido de um nome ( substantivo, adjetivo ou advérbio) sempre com o auxílio de uma preposição. Siga o exemplo abaixo: " A confiança na justiça" podemos analisar da seguinte maneira que a palavra "confiar" é verbo, já "confiança" é substantivo.  Portanto, agente da passiva numa oração com verbo na voz passiva, quem pratica a ação é o agente da passiva. Veja o exemplo: "A grama foi cortada pelo jardineiro" x O jardineiro cortou a grama fazendo esse processo temos o agente da passiva.

FESTA JUNINA - EXTENSÃO AURORA II


A festa junina na extensão Aurora II esse ano estava muito bonita, divertida, dinâmica. Afinal o Arraiá estava pra lá de bom, tinha comidas típicas de quadrilha como bolo de milho, pé de moleque, paçoca. maça do amor e muitas outras guloseimas que dá água na boca só de lembrar. Todos os alunos participaram da festa e ajudaram a decorar a escola no clima do arraiá. Além da festa da quadrilha, como estavamos em clima de Copa do mundo, algumas alunas dançaram a música da Shakira Waka Waka ( This time for Africa) e La La La para homenagiar o Brasil na copa mais não saimos vencedores dela. E claro, como os alunos são oriundos de fazendas não podia faltar o ensaio da música Na sola da bota de Rio Negro e Solimões.


DIA DA PÁSCOA


Uma semana antes do dia da Páscoa recebemos na escola a visita ilustre da primeira dama e da secretaria de educação para entregarem os ovos de páscoa para os alunos. Os alunos fizeram uma festa quando receberam os ovos de páscoa na escola. Outro fato também de ser lembrado é que confeccionamos lembranças da páscoa com os alunos feitos com rolos de papel higiênicos, EVA, copos descartaveis, entre outros materiais e o resultado ficou supreendente.

MAQUETE: COPA DO MUNDO


Durante os jogos da Copa do Mundo realizada no Brasil foi desenvolvido um projeto em todas as escolas ruais do Municipio de Ribas do Rio Pardo  intitulado Copa do mundo. O interesante do projeto é que trabalhava a interdisciplinaridade entre as matérias de Artes e Historia. Como os alunos nunca tinham feito maquete antes, orientei passo a passo na elaboração da maquete. Eles tinham em mente fazer as traves dos gols com pequenos gravetos. Quando mostrei miniaturas dos jogadores, as traves e bola pronta para colocar na maquete eles ficaram surpresos pensando que não tinham para vender. Encontrei esses objetos em uma de decoração para festa de crianças infantis. A maquete ficou super bonita e interessante e os alunos gostaram muito de confeccioná-las.